top of page

A Obesidade e a Hipertensão Arterial Sistêmica

  • Foto do escritor: Active Clinic
    Active Clinic
  • 11 de jan. de 2024
  • 1 min de leitura

A Hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por elevados e sustentados níveis de pressão arterial. Associada, frequentemente, a alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos alvo como coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos e as alterações metabólicas, com consequente aumento de risco para problemas cardiovasculares fatais e não fatais.

Obesidade e ganho de peso são fatores independentes de risco para hipertensão, afetando cerca de 60% dos hipertensos com mais de 20% de sobrepeso. A prevalência da hipertensão é maior em populações com alto consumo de sal e dietas carentes em cálcio e potássio.

Além disso, fatores ambientais como consumo de álcool, estresse emocional e baixa atividade física também contribuem para o risco de hipertensão. Variações regionais e raciais na pressão arterial e na prevalência da hipertensão são influenciadas por fatores genéticos e ambientais

As atividades físicas reduzem a mortalidade por problemas cardiovasculares, independentemente da pressão arterial e de outros fatores de risco, existindo fortes evidências de que a atividade física diminua a pressão arterial, predizendo um envelhecimento saudável.



 
 
 

Comments


bottom of page